São Paulo tem 2 gols anulados, mas vence Coritiba e se afasta da zona de rebaixamento - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
São Paulo tem 2 gols anulados, mas vence Coritiba e se afasta da zona de rebaixamento

São Paulo tem 2 gols anulados, mas vence Coritiba e se afasta da zona de rebaixamento

Gazeta Esportiva

Por Marcelo Baseggio

27/09/2023 às 21:07 • Atualizado: 27/09/2023 às 21:59

São Paulo, SP

O São Paulo, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após oito partidas. Nesta quarta-feira o time comandado por Dorival Júnior recebeu o Coritiba, no Morumbi, em duelo atrasado válido pela 22ª rodada da competição, o primeiro após o título inédito da Copa do Brasil, e saiu de campo com o triunfo por 2 a 1. Alan Franco e Luciano, de pênalti, balançaram as redes para o Tricolor. Slimani descontou para o Coxa.

Com o resultado, o São Paulo foi a 31 pontos, assumindo a décima colocação e ficando a seis tentos do primeiro integrante da zona de rebaixamento. Mesmo atuando com um time reserva após a conquista da Copa do Brasil, o Tricolor deu conta do recado e agora pode respirar mais aliviado.

O São Paulo volta a entrar em campo já no próximo sábado, quando terá pela frente o Corinthians, no Morumbi, às 18h30 (de Brasília). Já o Coritiba, lanterna da competição, encara o Athletico-PR, domingo, às 16h, no Couto Pereira.



São Paulo domina o 1ºT


O São Paulo dominou o primeiro tempo, praticamente não deixando o Coritiba jogar. Ao longo da etapa inicial o time comandado por Dorival Júnior teve diversas oportunidades para balançar as redes e chegou ao primeiro gol logo aos dois minutos com James Rodríguez, que recebeu dentro da área e bateu sem chances para o goleiro, mas o árbitro marcou impedimento de Nathan no lance.

Já aos 24 minutos o Tricolor balançou as redes novamente com Michel Araújo, que bateu forte da entrada da área, no cantinho. O árbitro, no entanto, marcou impedimento pelo fato de dois atletas tricolores em posição irregular terem atrapalhado a visão do goleiro do Coxa no lance.

Um pouco depois, porém, não teve jeito. Aos 30 minutos James Rodríguez cobrou falta venenosa, Gabriel espalmou e no rebote Alan Franco completou para o fundo das redes. Inicialmente a arbitragem marcou impedimento mais uma vez, mas, após revisão do VAR, o gol foi validado.

Só que o Coritiba acabou empatando já nos acréscimos. Gabriel Neves vacilou na saída de bola, e Islam Slimani, cara a cara com Jandrei, precisou apenas completar para o fundo do gol e deixar tudo igual no placar.

Mas, o São Paulo ainda teve tempo para recuperar a vantagem antes do intervalo. Aos 53 minutos o árbitro, após revisão do VAR, deu pênalti a favor dos donos da casa por causa de um toque de mão de Victor Luis em cruzamento de Nathan. Luciano foi para a cobrança e não desperdiçou, recolocando o Tricolor à frente no placar.

Tricolor administra vantagem


O São Paulo voltou para o segundo tempo sem substituições, mas ciente da importância de ampliar sua vantagem no marcador para encaminhar a vitória. No início da etapa complementar, Juan teve duas boas chances de estufar as redes. Na primeira, após cruzamento de Welington, ele cabeceou firme, mas Gabriel fez a defesa sem dar rebote. Mais tarde, depois de um chute do lateral esquerdo são-paulino que desviou na zaga, o atacante ganhou do goleiro rival de cabeça e só não marcou porque Maurício Antônio apareceu na hora “h” para afastar.

Com as entradas de Lucas, Rodrigo Nestor e Alisson, o São Paulo conseguiu sufocar o Coritiba e afastar o adversário de sua área. Posteriormente, Calleri e Pablo Maia também foram acionados por Dorival Júnior. Ou seja, na reta final da partida o Tricolor passou a atuar com cinco de seus titulares.

Mas, nem mesmo com "sangue novo" o São Paulo conseguiu ir às redes mais uma vez, tendo de se conformar com a vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba diante de mais de 30 mil torcedores que acompanharam a equipe no Morumbi mesmo debaixo da forte chuva que pairou sobre a capital paulista nesta quarta-feira.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 CORITIBA

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 27 de setembro de 2023, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Assistentes: Leila Moreira da Cruz (FIFA-DF) e Lehi Sousa Silva (DF)
VAR: Igor Benevenuto de Oliveira (VAR FIFA-MG)

Público: 31.720 torcedores
Renda: R$ 1.502.081,00

Gols: Alan Franco, aos 30 do 1ºT, Luciano, aos 54 do 1ºT (São Paulo); Slimani, aos 50 do 1ºT (Coritiba)
Cartões amarelos:
Robson, Victor Luis, Henrique (Coritiba); Luan, Calleri (São Paulo)

SÃO PAULO: Jandrei; Nathan, Diego Costa, Alan Franco e Welington; Luan (Alisson), Gabriel Neves (Pablo Maia), James Rodríguez (Lucas) e Michel Araújo; Juan (Calleri) e Luciano (Nestor).
Técnico: Dorival Jr.

CORITIBA: Gabriel; Hayner (Natanael), Maurício Antonio, Henrique e Victor Luis; Willian Farias, Andreas Samaris (Matheus Bianqui) e Sabastian Gómez (Kaio); Marcelino Moreno, Robson (Diogo Oliveira) e Islam Slimani (Edu).
Técnico: Thiago Kosloski.

Conteúdo Patrocinado