Seleção Brasileira vence Catar na estreia do Pré-Olímpico de vôlei masculino - Gazeta Esportiva
Seleção Brasileira vence Catar na estreia do Pré-Olímpico de vôlei masculino

Seleção Brasileira vence Catar na estreia do Pré-Olímpico de vôlei masculino

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/09/2023 às 11:27 • Atualizado: 30/09/2023 às 14:22

São Paulo, SP

Na manhã deste sábado, a Seleção Brasileira enfrentou o Catar na estreia do Pré-Olímpico de vôlei masculino, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), e venceu por 3 sets a 0. As parciais da partida foram 25 a 16, 25 a 19 e 26 a 24.

Os destaques do embate foram o oposto Alan e o ponteiro Lucarelli. Ambos anotaram 14 pontos cada, sendo os maiores pontuadores da partida. Pelo outro lado, o brasileiro naturalizado catari, Renan Ribeiro, anotou 12 tentos.

“A sensação de jogar no Maracanãzinho é incrível. Foi minha primeira vez com a Seleção Brasileira aqui. E eu estava com a minha família na quadra e na arquibancada. Foi uma sensação incrível. Na hora de sacar, ouvia todo mundo gritando o meu nome, e isso faz toda a diferença pra gente. O Darlan aproveitou muito bem a torcida quando entrou, deu uma chamada e a galera veio junto”, celebrou Alan.

“Foi muito bonito ver esse ginásio mais uma vez cheio, alguns anos depois dos Jogos Olímpicos de 2016. No terceiro set, quando a gente mais precisou de apoio, a torcida estava ali o tempo inteiro. A gente sempre reforça a importância do torcedor e hoje mais uma vez eles mostraram que fazem a diferença”, declarou Lucarelli.


Após o triunfo brasileiro, o técnico Renan Dal Zotto analisou a partida. Após dois sets tranquilos, o Brasil viu o Catar quase fechar a terceira parte, mas se recuperou e garantiu os três pontos.

“Estreia é sempre complicado, mas fizemos o nosso trabalho. Era um jogo de pressão, no sentido de que tínhamos a responsabilidade de conquistar esses três pontos. Jogamos dois bons sets, com ritmo alto. No terceiro, o time do Catar forçou bastante o saque e conseguiu um placar mais alto, mas no finalzinho conseguimos retomar nosso ritmo e fechar o jogo”, disse.

Com o resultado, o Brasil assume a liderança do Grupo A do torneio. As demais equipes da chave — Itália, Cuba, Irã, Alemanha, Ucrânia e República Tcheca — completam a primeira rodada da competição ainda neste sábado.

Por fim, o Brasil volta à quadra já neste domingo, quando encara a seleção da República Tcheca. O jogo está previsto para as 10 horas (de Brasília), novamente no Maracanãzinho — palco de todos os duelos do grupo.

Formato do Pré-Olímpico de vôlei masculino


O Pré-Olímpico é composto por 24 seleções divididas em três grupos com sedes distintas. O Grupo B está sendo disputado no Japão, enquanto o Grupo C acontece na China.

Portanto, cada chave conta com oito times, que jogam entre si, em turno único. Ao final do campeonato, previsto para o dia 8 de outubro, os dois melhores garantem vaga direta nas Olimpíadas de Paris 2024.

Com o término do torneio, então, serão definidas as seis primeiras seleções classificadas para os Jogos Olímpicos. A França (país-sede) já está garantida e as outras cinco vagas restantes serão distribuídas de acordo com o ranking internacional. A prioridade é para equipes de continentes que ainda não confirmaram a classificação.

Conteúdo Patrocinado