Permanência é improvável, mas postura de Pato é elogiada por diretoria do São Paulo - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Permanência é improvável, mas postura de Pato é elogiada por diretoria do São Paulo

Permanência é improvável, mas postura de Pato é elogiada por diretoria do São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/10/2023 às 06:00

São Paulo, SP

Alexandre Pato voltou ao São Paulo para iniciar sua terceira passagem em maio deste ano. O atacante assinou um contrato de produtividade, sem grandes expectativas, figurando como uma aposta depois de um longo período afastado por causa de uma séria lesão no joelho. Passados alguns meses, o camisa 12 tricolor não conseguiu convencer Dorival Júnior que pode ser mais participativo, porém, mesmo com pouco espaço, continua trabalhando firme, comprometimento que chamou atenção da diretoria do clube.

Alexandre Pato possui contrato com o São Paulo somente até o fim do ano e sua permanência é improvável justamente por não ter sido acionado com frequência pela comissão técnica. O atacante soma dez partidas pelo Tricolor em 2023, nove delas saindo do bando de reservas nos minutos finais, e marcou dois gols, um contra o Santos e outro contra o América-MG.

“Agora nós vamos começar essas reuniões para avaliação e vamos analisar a situação do Alexandre Pato. O que eu posso dizer em relação ao Pato é que, mesmo não sendo relacionado para alguns jogos, ele tem sido um profissional corretíssimo e nos ajuda demais com os meninos da base, até pela experiência que ele tem na Europa. É um cara exemplar e vamos fazer a análise nas reuniões que teremos pela frente”, disse o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte.




O fato de Alexandre Pato não ter sido relacionado para os dois jogos da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, foi um sinal claro de que Dorival Júnior o considera abaixo de muitos integrantes do atual elenco do São Paulo.

Outro ponto que pesa conta Pato para a sua permanência é o numeroso plantel tricolor. Dorival Júnior já deixou clara a sua intenção de reduzir a quantidade de atletas com que terá de trabalhar em 2024, ressaltando a dificuldade de manter tantos jogadores motivados no dia a dia mesmo com muitos deles não entrando em campo nas partidas.

Aos 34 anos, Alexandre Pato ainda avalia seu futuro, mas uma das opções cogitadas é o retorno à Major League Soccer (MLS), dos EUA. O atacante defendeu o Orlando City por duas temporadas e seu staff vê com bons olhos um retorno para o futebol norte-americano, principalmente depois da ida de Lionel Messi para a liga local.

Conteúdo Patrocinado