Em seis anos, Fortaleza vai da Série C à final da Sul-Americana; veja trajetória - Gazeta Esportiva
Em seis anos, Fortaleza vai da Série C à final da Sul-Americana; veja trajetória

Em seis anos, Fortaleza vai da Série C à final da Sul-Americana; veja trajetória

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/10/2023 às 14:38

São Paulo, SP

Na última terça-feira, o Fortaleza bateu o Corinthians por 2 a 0, na Arena Castelão, e chegou à final da Sul-Americana pela primeira vez na história. Porém, o processo para o feito começou ainda em 2017.

Ainda na Série C, o Leão do Pici buscava dar fim a sequência de oito anos seguidos no torneio. Apesar de ter perdido a final para o CSA, a equipe finalmente acabou com o martírio na terceira divisão.

Em 2018, o técnico Rogério Ceni chegou ao Fortaleza e ajudou o time dentro e fora de campo. O ex-goleiro ajudou no processo de reestruturação e no título da Série B.

Logo no começo da temporada seguinte, a equipe venceu a Copa do Nordeste e o Campeonato Estadual. Além disso, na volta à elite do futebol brasileiro, o Leão do Pici conseguiu uma vaga na Sul-Americana.

Já em 2020, o Fortaleza teve um ano abaixo, especialmente pela queda de rendimento após a saída de Ceni para o Flamengo. Ainda assim, o clube manteve a hegemonia no seu estado, sendo bicampeão.



No ano seguinte, Juan Pablo Vojvoda começou a sua jornada no Leão do Pici. Na sua primeira temporada à frente do clube, o argentino foi tricampeão cearense, classificou o time para a Libertadores e para as semifinais da Copa do Brasil, dois feitos inéditos.

Em 2022, o Fortaleza se sagrou novamente campeão estadual e conquistou a Copa do Nordeste. Na Série A, após um primeiro turno brigando para não cair, os comandados de Vojvoda se recuperaram e garantiram uma vaga para a principal competição continental.

Na atual temporada, o Leão do Pici foi pentacampeão cearense e está na nona colocação do Brasileirão, com 39 pontos. Agora, o time espera quem avançar de LDU e Defensa y Justicia para saber quem pega na final da Sul-Americana. Os equatorianos ganharam por 3 a 0 na ida, em Quito

Conteúdo Patrocinado