Conheça curiosidades e fatos sobre Suzuka, próxima parada da Fórmula 1 - Gazeta Esportiva
Conheça curiosidades e fatos sobre Suzuka, próxima parada da Fórmula 1

Conheça curiosidades e fatos sobre Suzuka, próxima parada da Fórmula 1

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/09/2023 às 16:30

São Paulo, SP

Por Pedro Krug

A Fórmula 1 se encaminha para a reta final da temporada 2023, dando sequência a sua segunda gira asiática. Assim, a próxima parada da categoria máxima do esporte a motor mundial é o circuito de Suzuka, que recebe o Grande Prêmio do Japão. Neste ano, o roteiro segue semelhante ao do ano passado, com Max Verstappen se encaminhando para o título, ainda que sem ter um “match point” na terra do sol nascente, onde definiu o título em 2022.

O traçado de 5.807 metros é conhecido por ter recebido algumas das decisões mais icônicas da história da Fórmula 1. Além do título de Verstappen, no ano passado, diversos outros pilotos garantiram suas conquistas em Suzuka, e isso inclui Ayrton Senna, que definiu seus três campeonatos no Japão, em 1988, 1990 e 1991. Ao todo, foram 12 temporadas que conheceram seus campeões em Suzuka.

O circuito também possui a curva mais rápida de toda a temporada da F1, a 130R. Ela é feita com pé cravado e os carros superam os 310 km/h, velocidade maior do que a alcançada na Eau Rouge, principal curva do circuito de Spa-Francorchamps. Foi na chicane pouco depois da 130R que Ayrton Senna e Alain Prost bateram em 1989, em corrida vencida na pista pelo brasileiro, que acabaria desclassificado por ter cortado a chicane no retorno à pista.

Foi em Suzuka também que ocorreu o último acidente fatal da história da F1. Em 2014, Jules Bianchi perdeu o controle de sua Marussia em um trecho que estava sob bandeira amarela e acertou um trator que retirava o carro de Adrian Sutil, que se acidentara momentos antes. O francês, considerado um futuro campeão mundial, perdeu a vida meses depois em decorrência do acidente sofrido no Japão.

A prova deste final de semana não definirá o título, já que não há possibilidades matemáticas para que Verstappen feche a fatura no Japão. Mais do que isso, a corrida de domingo marcará o fechamento de uma era, uma vez que a passagem da F1 por Suzuka, a partir de 2024, ocorrerá na fase inicial do campeonato, rompendo uma tradição que perdura desde a década de 1970, quando a prova ainda era realizada em Fuji.

As atividades da F1 em Suzuka começam na noite desta quinta-feira, seguindo pela madrugada de sexta-feira. O Grande Prêmio do Japão está marcado para o domingo, a partir das 2 horas (de Brasília).

Conteúdo Patrocinado