Documentário do COB sobre Vanderlei Cordeiro de Lima terá première na COBExpo - Gazeta Esportiva
Documentário do COB sobre Vanderlei Cordeiro de Lima terá première na COBExpo

Documentário do COB sobre Vanderlei Cordeiro de Lima terá première na COBExpo

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/09/2023 às 20:04

São Paulo, SP

Um marco histórico da vida e carreira de um herói brasileiro. Esse é o mote que traduz o documentário “Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração”, obra audiovisual inédita do Canal Olímpico do Brasil que terá a sua première na próxima quinta-feira, às 17h, durante a COBExpo, a maior feira de esportes olímpicos do Brasil.

O vídeo documentário, produzido pelo streaming do COB, faz sua estreia em grande estilo. O evento contará com a presença do próprio medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima no evento.

“Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração” é o primeiro de uma série de documentários que serão exibidos pelo Canal Olímpico do Brasil e traz um resgate da vida do único brasileiro a ser agraciado com a medalha Pierre de Coubertin, a maior honraria do Comitê Olímpico Internacional. Dirigido, produzido e roteirizado pelos jornalistas Terni Castro, Gabriel Baron e Diogo Venturelli, o vídeo documentário de uma hora e cinco minutos de duração transita por todas as fases da carreira de Vanderlei, desde o início nas provas de corrida de rua até o ápice da medalha olímpica.

“Levar para uma produção audiovisual a história do Vanderlei Cordeiro de Lima é motivo de muito orgulho para o COB. Ele é um verdadeiro herói do esporte nacional e continua representando os valores olímpicos em todos os seus passos. Estamos contentes e honrados de poder recontar a história triunfante do Vanderlei”, ressaltou o presidente do COB, Paulo Wanderley.



 










Ver esta publicação no Instagram























 

Uma publicação partilhada por Time Brasil (@timebrasil)






A vida e a carreira do ex-maratonista Vanderlei são retratadas em três fases na obra. Primeiro, as origens dele no interior do Paraná, nas cidades de Cruzeiro D’Oeste e Tapira; em seguida nas cidades de Atenas, Maratona e Olímpia, na Grécia, que traduzem a simbologia da conquista da medalha de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos Atenas 2004. Por fim, no Rio de Janeiro, cenário em que Vanderlei acendeu a pira olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Outro ponto fundamental do documentário é a abordagem sobre o incidente que transformou a vida de Vanderlei Cordeiro de Lima durante os Jogos de Atenas: o ataque sofrido por ele durante a prova que o tirou da liderança da maratona. O reencontro de Vanderlei com a família do grego Polyvios Kossivas, morto no início deste ano e que o ajudou a voltar para a corrida naquela ocasião, é um ponto alto da produção audiovisual.

“Primeiramente, agradeço demais ao COB, pois me senti muito honrado em fazer parte desse documentário. Ele me trouxe a grande oportunidade de reviver momentos marcantes da minha vida, da minha trajetória. Mais ainda, pude visitar e revisitar lugares que jamais pensaria em estar ou voltar. Estou muito grato por tudo. Estou ansioso e numa expectativa muito grande para ver como ficou todo esse trabalho", ressaltou Vanderlei.

O documentário “Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração” será disponibilizado posteriormente nos canais de comunicação do Comitê Olímpico do Brasil. Além da exibição no site do Canal Olímpico do Brasil, a obra ficará disponível no YouTube do Time Brasil.

“É a primeira de muitas histórias importantes do esporte brasileiro que pretendemos trazer em forma de documentário ao Canal Olímpico do Brasil. Vanderlei Cordeiro de Lima é referência não só para o atletismo, mas para todos os esportes, por sua determinação e humildade. É um ídolo e estamos muito felizes por podermos mergulhar em sua história de vida e carreira”, pontuou Paulo Conde, diretor de Comunicação do COB.

Após a exibição do documentário “Vanderlei Cordeiro de Lima Pernas, Cabeça e Coração”, haverá um painel de debate mediado pelo jornalista Guilherme Roseguini com a presença do próprio Vanderlei, o treinador Ricardo D’Ângelo e o jornalista Terni Castro.

Conteúdo Patrocinado