Osasco bate Pinheiros e fica a uma vitória do 17° título Paulista de vôlei feminino - Gazeta Esportiva
Osasco bate Pinheiros e fica a uma vitória do 17° título Paulista de vôlei feminino

Osasco bate Pinheiros e fica a uma vitória do 17° título Paulista de vôlei feminino

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/10/2023 às 23:21 • Atualizado: 03/10/2023 às 11:34

São Paulo, SP

O Osasco venceu o Pinheiros nesta segunda-feira e agora está a uma vitória do 17° título estadual de vôlei feminino da sua história. No ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, o time do técnico Luizomar venceu por 3 sets a 0 (parciais de 26/24, 25/17, 25/18, em 1h33min) e abriu 1 a 0 no placar da decisão.

Para ser campeão, o Osasco contará com o apoio da sua torcida no José Liberatti para bater o adversário no segundo jogo da decisão. A partida acontece nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília).

Se conseguir bater o Pinheiros no segundo jogo das finais, Osasco será campeão paulista invicto. Como o playoff decisivo do Campeonato Paulista é disputado em duas rodadas, em caso de empate, o título de 2023 será decidido no Golden Set, parcial única de 25 pontos disputada logo após o término da partida no ginásio osasquense.




“Pelo fato de ser o primeiro jogo da final, a gente sempre se cobra. Não tem como não se cobrar e acabamos cometendo muitos erros, especialmente de saque, o que não pode ocorrer. E sabemos disso, especialmente com um adversário aguerrido como o Pinheiros. Mas estou feliz pela vitória e agora é pensar na quinta-feira. Certamente teremos casa cheia e vamos com tudo para conquistar o título e fazer a festa com a torcida”, analisou a central do Osasco e bicampeão olímpica, Fabiana.

Para o técnico Luizomar, o comprometimento do time fez a diferença, especialmente para ser resiliente e superar erros. “Sabíamos de toda a dificuldade que teríamos, especialmente depois de ver a forma como Pinheiros virou a semifinal. Cometemos muitos erros nos dois primeiros sets e a partir do momento que corrigimos o saque, conseguimos uma pressão importante no saque, bloqueio e defesa. Mas a verdade é que hoje ninguém ganhou nada e ninguém perdeu nada. É muito bom levar a vantagem para o Liberatti, onde teremos uma atmosfera especial para lutar com toda a garra por esse título”, disse o treinador.

O técnico do Pinheiros, Duda Nunes, acredita na virada: “Osasco é um time muito forte. E não conseguimos desenvolver algumas coisas tecnicamente. Mas como são dois jogos, vamos para a casa deles para brigar pelo título. Não vamos lá para cumprir tabela. Vamos lá para brigar pelo título”.

Lays, com dez pontos no jogo, também defende que nem tudo está perdido. “Elas têm um bom time, mas vamos para Osasco buscar a vitória”.



O jogo


O primeiro set foi equilibrado do início ao fim. Apesar dos seis erros de saque, as defesas, especialmente de Camila Brait e Maira, aliados a potência ofensiva de Tifanny e Lorenne - com seis e nove pontos na parcial, respectivamente - fizeram a diferença nos momentos decisivos. A oposta marcou os dois últimos pontos para garantir a vitória osasquense por 26/24.

Osasco perdia o segundo set por 2/6 quando Giovana entrou em quadra. Assim como na segunda rodada da semifinal, contra Barueri, a levantadora mudou o ritmo da partida. Acelerando o jogo e acionando mais as centrais, ela comandou a virada, que veio em um ace de Callie. Fabiana montou o paredão no 15/13 e 18/13, voltando a marcar no set point (24/16), desta vez no ataque. A vitória, por 25/17, veio após um erro de saque do Pinheiros.

Camila Brait e Maira seguiram dominando o fundo de quadra. Tanto no passe como nas defesas, a dupla garantiu volume de jogo e possibilidade de contra-ataque para Osasco. Giovana, em uma bola de segunda, abriu três pontos: 9/6. Tifanny atacou uma bola na linha, validada somente no desafio, no 17/12. Callie, na bola xeque, fez 19/13. Maira explorou o bloqueio no 23/15 e desceu o braço no 24/16. A vitória por 25/18 veio com um bloqueio de Fabiana pelo meio.

Jogaram e marcaram para Osasco: Kenya, Lorenne (13), Maira (12), Tifanny (16), Callie (7), Fabiana (9) e a líbero Camila Brait. Técnico: Luizomar de Moura. Entraram: Giovana (2), Silvana.

Jogaram e marcaram para o Pinheiros: Jackeline, Bruna Moraes (3), Lays (11), Mara (6), Sonaly (5), Karen (11) e a líbero Kika. Técnico: Duda Nunes. Entraram: Carol Grossi (3), Amanda, Isabella.

Conteúdo Patrocinado